terça-feira, 24 de janeiro de 2017

PORTO SEGURO entra na lista de cidades ameaçadas pela Febre Amarela e pode ter a “Alta Temporada” comprometida.

A Secretaria de Saúde do Estado diz que confirma apenas três casos suspeitos. 

Já o Mistério da Saúde diz que, além de um caso confirmado, há 5 sob investigação, no Estado.


O Ministério da Saúde divulgou na noite desta segunda-feira (23) que o estado da Bahia teve seis casos de febre amarela notificados. Desses, um foi confirmado e os outros cinco seguem sob investigação. Já a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que tem registro de apenas três casos de suspeita da doença.

No balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, os casos foram notificados em três municípios diferentes. O Ministério destacou que enviou à Bahia 400 mil doses extras para vacinação preventiva da população na área recomendada.

Prevenção


As cidades do extremo sul com recomendação do Ministério da Saúde e da Sesab para imunização são: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.

A Sesab ampliou a vacinação contra febre amarela no extremo sul da Bahia e Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. De acordo com a Secretaria, considerando a situação epidemiológica da doença no país, com a ocorrência recente de óbitos em São Paulo, Goiás e Minas Gerais, incluindo regiões que fazem divisa com a Bahia, é necessário reforçar ações de monitoramento, vigilância e controle da doença e intensificando a imunização.

A Sesab informou que, além da vacinação da população dos municípios baianos que fazem limite com municípios mineiros, o órgão solicitou ao Ministério da Saúde a ampliação da imunização para cidades com elevada circulação de pessoas oriundas de Minas Gerais, devido ao acesso a toda região litorânea, sobretudo no verão.

A superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Ita de Cácia Aguiar, explica que a vacina deve ser tomada por crianças a partir dos nove meses e pelos adultos que ainda não estão imunizados. "Para as pessoas acima dos 60 anos e para os imunodeprimidos, como os transplantados, a vacinação deve ser feita somente com recomendação médica", informa a superintendente.
É importante informar que a vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e é enviada, mensalmente, para todo o país.

Camila Bogaz, da Agência Saúde, Ministério da Saúde; e
Assessoria de Comunicação - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Em sua terceira edição, o Jornal Publi Cidade, em Arraial d’Ajuda, trouxe em sua matéria de capa, na versão impressa e também em seu blogue, a NÃO inclusão da cidade de Porto Seguro na lista de cidades ameaçadas, como informado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia no inicio de Janeiro. O Jornal CORRIGE essa informação. Tal ratificação se faz necessário tendo em vista o rápido e iminente avanço da ameaça epidemiológica, sugerindo à população, a busca por informações e vacinas nos postos de saúde mais próximos, como orientado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Ministério da Saúde.

O Jornal aguarda a manifestação da Secretaria de Saúde do Município de Porto Seguro, para informar qual a real situação do Município, quais as orientações à população urbana e rural e como estão os estoques de vacinas.

Ronaldo Ribeiro
Jornal Publi Cidade - Anúncios e Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Coral Vivo - Arraial d'Ajuda, conclui Campanha de Monitoramento.

No último 04 de março, o Projeto Coral Vivo, Unidade Arraial d’Ajuda, finalizou mais uma de suas tão importantes Campanhas de Monitoram...