quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

FEBRE AMARELA – Porto Seguro inova na forma de prevenção e é destaque em reunião de Secretários do Extremo Sul.


Secretária de Saúde de Porto Seguro consegue lote extra da vacina, garantindo mais certeza e tranquilidade para a população local.


Até o momento nenhum caso suspeito de febre amarela foi registrado no município. As equipes locais estão em estado de alerta e prontas para agir rapidamente no caso de eventuais riscos de contaminação. 

 Porto Seguro é uma cidade diferenciada, devido ao fluxo migratório de pessoas vindas de áreas endêmicas nessa época do ano. Sendo assim, a Secretária de Saúde de Porto Seguro, Edna Alves, solicitou ao Governo do Estado, o reforço de um maior número de doses da vacina, além das que já recebe, para atender ao grande número de turistas e a população da cidade, e foi prontamente atendida pelo Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fabio Vilas-Boas. 

Somado a isso, desde o início do surto da Febre Amarela em Minas Gerais, a Prefeitura de Porto Seguro vem acelerando suas obras e conseguiu entregar nesta terça-feira (24), mais três novas Unidades de Saúde da Família; em Trancoso, Praça do Coelho e Campinho, beneficiando algo em torno de 30 mil pessoas diretamente. Juntando a outras obras inauguradas como a UPA de Arraial D’Ajuda, a nova sede do SAMU, o Lacen e o Complexo Regulador. Além de outras oito grandes obras em ritmo acelerado. 

Porto Seguro se torna assim, uma cidade melhor preparada para estar em prontidão e com um aumento significativo de doses da Vacina. Toda a estrutura de saúde de Porto Seguro está preparada, atenta e completamente voltada para qualquer necessidade, caso ocorra. 

A Unidade de Trancoso é a maior do Município e todas as Unidades contam com consultórios médicos, enfermagem e odontológicos, setor de marcação de exames e consultas, farmácia, copa, área de depósito de materiais de limpeza, sanitários para o público e outros adaptados para pessoas com deficiência, além de várias salas, como a de espera, procedimentos, vacinas, acolhimento, curativos, de atividades coletivas/ACS e a de esterilização. 

Na entrega dessas Unidades de Saúde, A Prefeita Cláudia Oliveira ainda anunciou os próximos locais a serem contemplados com Unidades de Saúde: Orla Norte, Vila Valdete, Vila Parracho, Vila Vitória, Casas Novas, Fontana, Arraial d’Ajuda e Nova Caraíva. Ainda serão construídos o Centro de Zoonoses próximo ao anel viário e policlínica.

 “O município vem trabalhando conjuntamente com o Governo da Bahia no sentido de se criar um cinturão vacinal, protegendo as pessoas da doença. Nossa recomendação é que seja mantido atualizado o calendário de vacinação. Quem ainda não recebeu as doses recomendadas (sendo a primeira aos noves meses de idade e o reforço aos quatro anos), ou as pessoas que irão viajar para áreas de risco, devem procurar as unidades de saúde do município, munidas do cartão de vacinação, onde receberão a vacina e todas as orientações necessárias. ” 

Edna Alves – Secretária de Saúde de Porto Seguro
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Coral Vivo - Arraial d'Ajuda, conclui Campanha de Monitoramento.

No último 04 de março, o Projeto Coral Vivo, Unidade Arraial d’Ajuda, finalizou mais uma de suas tão importantes Campanhas de Monitoram...