segunda-feira, 3 de abril de 2017

ARRAIAL D'AJUDA - Loteamento Villas do Arraial, moradores abandonados à própria sorte.


Nos últimos dias os moradores do Loteamento Villas do Arraial, no Distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, vem vivendo uma verdadeira "via crucis" com um dos acessos ao Bairro.


Buracos


      A chamada “Ladeira da Embasa”, logo após o Bairro São Francisco em direção do Bairro Villas do Arraial, foi presenteada com um buraco enorme, por consequência das águas das chuvas que tiveram na região.

       A ladeira é feita de blocos de pedras, escorregadios e as vezes pontiagudos, e chegando ao fim da ladeira, há esse buraco, deixando em meia pista, um acesso que já é ínfimo.

     A Administração local vem sendo acionada pelos moradores há mais de dois meses, desde quando surgiu o tal buraco, no que jogaram algumas pás de terra e nada mais fizeram.

  As últimas chuvas elevaram o problema, criando uma verdadeira cratera, mas desta vez a Administração foi mais eficiente, colocaram dois cones e duas fitas. Resolveram o problema.

Esgoto


     Para piorar mais ainda a situação dos moradores do Villas do Arraial, alguns metros à frente, há alguns bueiros da Embasa que estão jorrando esgotos há vários dias, “in natura”, forçando aos moradores a conviverem com um mal cheiro insuportável, além de terem que passar sobre essa água fétida e poluída.

  O Senhor Gerente local da Embasa se manifestou, afirmando que a Embasa não tem responsabilidade alguma nessa questão de ESGOTO, e sugere que toda responsabilidade é das chuvas e da Prefeitura de Porto Seguro, afirmando ser uma questão de pavimentação; e pela falta de drenagem eficiente, foi descoberto um “poço de visita”, assim como as águas das chuvas estavam caindo em uma rede coletora de esgoto, não sendo essa projetada para suportar o volume das chuvas. Deixando claro que a EMBASA não tem responsabilidade alguma nesse esgoto jorrando a céu aberto a dias, com a população à mercê de todas as doenças possíveis e a completa contaminação do meio natural local.

Postes e árvores caindo


      E para fechar com chave de ouro,
   Uma árvore caiu sobre a rede elétrica, justamente na entrada do Loteamento, comprometendo vários postes de energia elétrica. O incidente aconteceu na manhã desta terça-feira, a via precisou ser interditada e o risco de explosão era grande.
   Nesse instante começa um bate cabeça, de um lado a COELBA e suas responsabilidades contratuais quanto às podas ou verificações de árvores ameaçadas, gerando apreensão e risco à uma população refém. 

    De outro lado a EMBASA que, com uma ficha corrida nos Tribunais Baianos que faria inveja a muitos delatados da Lava Jato, continua inerte às questões obvias do cotidiano, bastando uma nuvem acinzentada para seus bueiros começarem a minar seu precioso ouro negro. 

    E por fim e não menos responsável, uma Administração Distrital, que representa a Prefeitura perante a população local, alegando sempre falta de material ou verba, não mostrando o porquê de sua existência, incapaz de uma ação imediata quando a população bate à sua porta, passando assim a impressão que o problema é somente da Chefe do Executivo; que cá entre nós, não acredito que seja passado a ela a intensidade do caos que está se tornando algumas questões em Arraial d'Ajuda.

     Não podemos esquecer da Secretaria de Obras, que com sua autonomia funcional, já deveria ter resolvido a questão do buraco na ladeira evitando um mal maior.

    E a Secretaria de Meio Ambiente, bem, é melhor nem tocar; a liberdade da EMBASA (ou libertinagem) já diz tudo.

     A questão é, a quem devemos recorrer? A morosidade de uns, o "tira da reta" de outros, o "deixa que eu deixo" de outros tantos. E a cada dia, o esquecimento e o ignorar prevalecendo, fazendo jus ao tão antigo e romano "pão e circo". Mas não é qualquer pão, é "pão integral e cirque du soleil".


    Em tempo: O Distrito de Arraial d’Ajuda tem dois representantes do Legislativo, um que teve uma votação histórica, entrando para os anais da política municipal, e outro que entrou pela Suplência; apesar do antagonismo da situação, são Vereadores e devem olhar com mais atenção e respeito aos munícipes que moram do lado de cá da balsa.

Ronaldo Ribeiro
Jornal Publi Cidade




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Coral Vivo - Arraial d'Ajuda, conclui Campanha de Monitoramento.

No último 04 de março, o Projeto Coral Vivo, Unidade Arraial d’Ajuda, finalizou mais uma de suas tão importantes Campanhas de Monitoram...