sexta-feira, 21 de abril de 2017

PORTO SEGURO - Balsa que liga a Arraial d'Ajuda é interditada e deixa moradores e turistas sem acesso.


   PORTO SEGURO e ARRAIAL D'AJUDA iniciam o feriado de forma calamitosa.
   
     O feriado de 21 de Abril, foi a data escolhida por pescadores de todo Brasil para protestar contra a portaria 445, que proíbe a pesca de 470 espécie de peixes, que segundo a portaria, estariam ameaçados de extinção. Com a decisão, fica proibida a captura, transporte, armazenamento, guarda e comercialização dos animais.

   Porto Seguro não ficou de fora dos protestos, e dezenas de pescadores atravessaram os barcos no rio Burahem, impedindo a balsa de atravessar.

   Em pleno feriado nacional, onde a cidade recebe milhares de turistas, deixando a todos sem uma rota de acesso, já que o entroncamento na BR 367 para Arraial d'Ajuda também se encontra interditado; no momento em que moradores precisam atravessar de um lado para o outro do rio para irem aos seus trabalhos ou saírem da cidade por causa do feriado prolongado, 

   “Os pescadores são a favor da preservação e da sustentabilidade, mas com estudo apropriado de forma que não prejudique a atividade pesqueira. Vamos lutar para vê se conseguimos revogar mais uma vez essa portaria”, defendeu um dos líderes do movimento.

 MAS JÁ HÁ A PREVISÃO DE LIBERAÇÃO AINDA PELA MANHA PARA A TRAVESSIA.

   Entenda o caso


   A portaria nº 445/2014 foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 17 de dezembro de 2014, que proíbe a pesca amadora e comercial de 475 espécies consideradas ameaçadas de extinção por causa da falta de controle na captura, o que provoca a diminuição dos estoques.

   Estão incluídos certos tubarões, o pargo, a cioba, o sirigado, além de outros peixes. A portaria 445 foi sancionada em dezembro de 2014, mas, até janeiro deste ano, a proibição estava suspensa por decisão liminar concedida em ação movida em conjunto pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, pelo Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura e pela Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca do Brasil. Esses órgãos entendem que a portaria não poderia ter sido publicada sem a participação do extinto Ministério da Pesca e da Aquicultura. Agora, a liminar foi derrubada e a norma do MMA volta a valer até o julgamento do mérito da ação.

   O protesto começou por volta das 9 da manhã e de acordo com o site namidianews.com.br, há a previsão da liberação da travessia da balsa ainda na parte da manhã.


   Em todas as regiões do Brasil, milhares de pescadores paralisaram, BRs, portos, avenidas e ruas, protestando contra a 445.


Por Ronaldo Ribeiro
Jornal Publi Cidade

Fonte:
http://namidianews.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Coral Vivo - Arraial d'Ajuda, conclui Campanha de Monitoramento.

No último 04 de março, o Projeto Coral Vivo, Unidade Arraial d’Ajuda, finalizou mais uma de suas tão importantes Campanhas de Monitoram...