quinta-feira, 31 de agosto de 2017

ESTRADA DA BALSA – O Tapete da Noiva - de Arraial d’Ajuda.


Na tarde desta quarta-feira (30), foi realizada no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, Reunião Pública para tratar de duas pautas importantes para a sociedade arraiana. A pavimentação da Estrada da Balsa, já prevista no TAC; e o Plano Diretor, este, atrasado desde 2016, tratando sobre as Taxas de Ocupação.

A reunião iniciou-se pontualmente às 14h, e contou com a presença de membros do Executivo e Legislativo do município, várias ONG’s de defesa do Meio Ambiente, Associações de Moradores, vários profissionais da área de arquitetura, engenharia, urbanismo, patrimônio histórico, turismo e moradores.

Em 18 de julho 17, o Jornal Publi Cidade, de Arraial d'Ajuda, publicou em seu blogue e em sua versão impressa que a Prefeitura de Porto Seguro havia feito a Tomada de Preços para as obras de pavimentação da Estrada da Balsa, com Concreto Betuminoso Usinado a Quente, Drenagem Pluvial e Recuperação do Passeio.

A obra vinha sendo muito esperada, mas os moradores se surpreenderam quanto ao tipo de material que seria usado na pavimentação, gerando um enorme desconforto.

A reunião foi um pedido do Observatório Social de Porto Seguro, para que a Prefeitura permitisse um canal de diálogo com a sociedade local, para que essa também participasse da escolha quanto ao tipo de calçamento que deverá ser usado nas obras de pavimentação da Estrada da Balsa, em Arraial d’Ajuda.

Assim como o Observatório Social, todos se manifestaram contrários ao uso do asfalto, praticamente de forma unânime, explicando todos os benefícios que a pavimentação com paralelepípedos ou bloquetes trarão; indo do valor pago pelo metro quadrado, a facilidade na manutenção preventiva, a temperatura ambiente, o escoamento e mais uma enorme lista comparativa, onde definitivamente ficou claro a posição contrária ao asfalto. Mas, o que mais pesou para que os moradores preferissem os paralelepípedos ou bloquetes e não o asfalto, foi a questão da identidade cultural de Arraial d’Ajuda.

Todos também concordaram que a recuperação da drenagem das águas pluviais, das calçadas e das ciclo-faixas são prioridades, estas, já previstas no Termo de Ajustamento de Conduta.

O Governo municipal se fez representado pelo Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Marlus Brasileiro, Secretário de Meio Ambiente Bené Gouveia, Secretário de Governo Pastor Erivaldo Santos, Secretário de Obras José Carlos Cruz, Vereador Dilmo Santiago, Vereador Vanvan, Superintendente Distrital Bené do Arraial, Supervisor Distrital Antônio Carlos e Sr Epaminondas Castro da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

Entendemos que essa obra tão necessária para a uma população de Arraial, assim como via de acesso à outras localidades como Trancoso, Caraíva e outros pontos turísticos; uma via com intenso fluxo; pede uma atenção muito especial e uma previsão de longo tempo. Precisamos entender isso como uma Política de Estado, e não uma Política de Governo. Envolvendo assim mais de uma agência do Poder Público, que passe pelo Parlamento e instâncias diversas de discussão, que transite nas esferas da Administração, com estudos técnicos, simulações, análises de impacto horizontal e vertical, efeitos econômicos ou orçamentários, quando não um cálculo de custo-benefício levando em conta a trajetória completa da política que se pretende implementar.

Esse canal de comunicação com a sociedade passa uma excelente impressão quanto ao real sentido e entendimento de uma gestão democrática. Esperamos que as equipes técnicas das partes cheguem à um denominador para que Arraial d’Ajuda saia vitoriosa nessa demanda.
Aguardemos então, a posição da Prefeitura de Porto Seguro, após essa manifestação popular.


Ronaldo Ribeiro
Jornal Publi Cidade


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Coral Vivo - Arraial d'Ajuda, conclui Campanha de Monitoramento.

No último 04 de março, o Projeto Coral Vivo, Unidade Arraial d’Ajuda, finalizou mais uma de suas tão importantes Campanhas de Monitoram...