terça-feira, 21 de março de 2017

ARRAIAL D'AJUDA - População assustada com surto de doença canina, com mortes de mais de 100 cães.


                De acordo com a ONG Anjos d'Ajuda, o problema vem ocorrendo desde o início de janeiro, chegando a ser registrados até quatro casos de mortes por dia.

        
       Arraial d'Ajuda vem presenciando um assombroso aumento no número de casos de CINOMOSE, doença grave que afeta os cães, preocupando moradores e protetores de animais.  A doença é passada de cachorro para cachorro através do contato entre eles e também do ambiente contaminado, já que o vírus permanece no local durante vários meses.
           Os bairros de Arraial D'Ajuda com o maior número de denúncias de cães com CINOMOSE são o Alto das Vilas, São Pedro, Guanabara, Aldeia Pataxó e São Francisco. 
             Em alguns casos, os corpos dos cães são abandonados a céu aberto. A ONG recomenda que o animal deve ser enterrado e é preciso colocar cal, tanto no solo como por cima do animal para evitar a propagação da virose.
        O maior problema se dá pela quantidade de cães abandonados no distrito. Como não são vacinados, a proliferação é muito maior, já que normalmente andam em grupos. O resultado disso é visível nas ruas de Arraial, onde é possível encontrar muitos animais com sintomas da CINOMOSE.
           Segundo a ONG, a situação está fora de controle.
          Caso alguém encontre um cachorro na rua com sintomas de CINOMOSE, deve avisar o Centro de Controle de Zoonoses de Porto Seguro, pelo telefone (73) 3288-5172.
        A CINOMOSE só afeta cães e é fatal em cerca de 80% dos casos. Quando não mata, deixa sequelas na maior parte das vezes. É uma doença agressiva que debilita quase todo o organismo do cão, podendo levá-lo à morte em poucas horas. No início, os sintomas são secreção ocular e nasal, febre, diarréia e vômito.
     Os sintomas se caracterizam por tiques nervosos, espasmos musculares, comportamentos estranhos, como andar em círculos, convulsões e coma. Uma vez nesse estado, há poucas chances de reversão e, quando consegue se salvar, o animal costuma ficar com sequelas.
          VACINA - A única forma de evitar que o animal contraia CINOMOSE é através da vacinação. Por se tratar de uma doença que não passa para humanos, não é considerada zoonose e, portanto, a vacina não faz parte do calendário de imunização gratuita dos cães, sendo encontrada somente em clínicas ou com veterinários particulares.

Ronaldo Ribeiro
Jornal Publi Cidade
Fonte: ONG Anjos d'Ajuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Coral Vivo - Arraial d'Ajuda, conclui Campanha de Monitoramento.

No último 04 de março, o Projeto Coral Vivo, Unidade Arraial d’Ajuda, finalizou mais uma de suas tão importantes Campanhas de Monitoram...