quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Arraial - Moradores se revoltam e impedem corte de árvore.


Os moradores do Distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, no Sul da Bahia, fizeram nesta terça-feira (28), um grande protesto nas Redes Sociais contra o corte de uma linda e saudável árvore, conhecida regionalmente como eugênia.

Após os moradores se manifestarem até com a possibilidade de se acorrentarem na árvore para impedir o corte, a Administração Municipal tomou conhecimento e o protesto logrou êxito, conseguindo assim algo notável, demostrando consciência ecológica e forçando o Poder Público se render aos cuidados necessários com a natureza e com a razoabilidade.

Por todo o dia, centenas de pessoas, moradores de Arraial, se pronunciaram indignados pela possibilidade do tal corte, tendo em vista a solicitação em uma representação dos feirantes/comerciantes que atuam no Mercado Central, alegando que as raízes da referida árvore estavam quebrando a calçada de entrada e comprometendo a estrutura do popular Centro Comercial.

O que mais chamou a atenção foi o fato de essa solicitação ter sido aceita de imediato pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Seguro, sem levar em consideração critérios básicos sobre a possibilidade de uma simples e específica manutenção, como por exemplo um meio de a calçada circundar a árvore; e acima de tudo o dano ambiental, em pleno momento em que o planeta passa por uma transformação de consciência ecológica, de preservação ambiental.

Uma outra gritante questão que passou despercebida pela Secretaria de Meio Ambiente, ao permitir o corte da saudável árvore, é que o referido Mercado Central, é situado dentro do polígono da Área do Parque Central. No caso de algum manejo/corte dentro da área do Parque Central, somente a Sociedade Amigos do Arraial ou a Prefeitura de Porto Seguro devem solicitar tal autorização à Secretaria de Meio Ambiente, informação esta, passada pelo Presidente da SAA.

A Sociedade Amigos do Arraial não havia sido informada pelos feirantes/comerciantes sobre tal solicitação de corte da árvore, ao passo que, a Administração Distrital de Arraial d’Ajuda já havia recebido a ordem de derrubada da árvore, quando a Administração do Parque interveio e conseguiu a tempo reverter a situação, junto a SMMA.

A árvore em questão, quase vitimada pela infeliz confusão, foi plantada pela Sociedade Amigos do Arraial, assim como vários outros espécimes por todo o espaço do Parque Central, aumentando assim a área verde e espaço de sombra.

Em várias fases da história de Arraial foram recuperados terrenos, áreas foram modificadas, remanejaram espaços, criando possibilidades de conforto e bem-estar e conforto para moradores, comerciantes e turistas de Arraial d’Ajuda; e em cada momento desses, sempre havia a prioridade de um manejo responsável e sustentável das árvores, criando áreas de sombras e ao mesmo tempo preservando espécimes já desaparecidas da região. Por isso se faz necessário o maior cuidado e respeito quanto às decisões envolvendo a natureza.

As pessoas que ocupam cargos, são temporárias; mas os danos causados pelos seus atos, esses são permanentes. Pensemos.

Ronaldo Ribeiro
Jornal Publi Cidade

Instagram: @jornalpublicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Projeto Coral Vivo - Arraial d'Ajuda, conclui Campanha de Monitoramento.

No último 04 de março, o Projeto Coral Vivo, Unidade Arraial d’Ajuda, finalizou mais uma de suas tão importantes Campanhas de Monitoram...